maquina

O que é ser inteligente

Três histórias sobre um mesmo tema que me ocorreram em um mesmo dia.

1) No livro “O caçador de pipas”, um garoto de 12 anos resolve compartilhar com seu melhor amigo, o filho do criado, um texto que acabou de escrever. Com receio das críticas, escolhe Hassan, pelo fato do menino ser analfabeto e de pouca cultura, com menores possibilidades de desenvolver uma análise mais elaborada. Amir conta a história. Um homem que desejava ardentemente a riqueza encontra uma taça mágica em que cada lágrima vertida se transformaria numa pérola preciosa. O homem tenta chorar e não consegue. Procura algo que lhe dê muita tristeza. E termina a história, com sua mulher – a pessoa que mais amava na vida – morta em seus braços, sentado sobre um monte de pérolas. Uma bela metáfora para a busca desmedida pela riqueza, tão comum nos dias de hoje. Após a leitura, Hassan vibra. Elogia. Mostra-se maravilhado. Mas, em seguida, meio envergonhado, questiona se pode fazer uma pergunta. Amir logo pensa “Lá vem besteira”. E Hassan: - Por que ele simplesmente não cheirou uma cebola?

2) Essa veio por e-mail. Um professor de medicina, formado, reformado e pós-formado nas mais renomadas faculdades do mundo, pergunta a um de seus alunos: “Quantos rins nós temos?”. O aluno não tem dúvida, e responde assertivamente: - Nós temos quatro rins. – Tragam um molho de capim, por favor. Ironiza o professor. – Para mim, um cafezinho -, replica o aluno. O professor pede que o aluno se retire da sala. Na saída, o aluno muito seguro da situação diz: - O senhor perguntou quantos rins “nós” temos. Nós, eu e você, temos quatro rins. Espero que aprecie o capim.

3) Eu tentava desesperadamente retirar o último comprimido efervescente da embalagem de vitamina c. Aqueles tubinhos têm esse grande defeito. Quando resta um comprimido, quanto mais você tenta retirá-lo, mais você o empurra para o fundo. Eu já tinha experimentado com a ponta de uma faca, com o cabo de um garfo. Mas nada funcionava. O último comprimido parecia zombar de mim, lá do fundo, como quem diz “daqui ninguém me tira, daqui ninguém me tira”. Eu estava nervoso e suado. Aquela batalha inglória havia consumido um bom tempo e eu chegaria atrasado ao meu próximo compromisso. Minha última esperança: Ana, que trabalha lá em casa há mais de oito anos e que é semi-alfabetizada. Forte como um touro, Ana conseguiria destruir aquela embalagem para resgatar minha vitamina c. Era isso que eu imaginava que ela iria fazer. Com alguma das suas ferramentas da cozinha, ela rasgaria a embalagem plástica. “– Ana, pelo amor de Deus, retira esse comprimido, por favor. Faz meia-hora que tento e não consigo. Quebra, toca fogo, faz qualquer coisa, mas tira isso daí que eu já estou atrasado.” Ana, com seu jeito calmo, pegou a embalagem, olhou dentro, de um lado, do outro, e com um simples movimento de agitá-la de cabeça para baixo, retirou facilmente o comprimido. Tudo deve ter durado menos de dez segundos. Eu não sabia onde me esconder. Capim e cebolas para mim, por favor.

O que é ser inteligente? É saber mais? Não. A inteligência não está relacionada à capacidade de informação armazenada no cérebro. Inteligente é quem consegue transformar o conhecimento que possui em algo útil. Problemas podem ter múltiplas soluções. Algumas podem ser bem simples. Saber demais pode até atrapalhar. Principalmente, quando a “inteligência” vem acompanhada de arrogância, o que é bastante comum em pessoas que se acham superiores. Grandes sábios não precisam aparentar ser o que são. Eles simplesmente são sábios, quando precisam. Não são deuses; e sabem disso.

Dá próxima vez que você se achar o dono da verdade, pare para pensar. Cuidado ao subestimar a inteligência de outras pessoas. Há sempre um Hassan que pode nos fazer uma pergunta desconcertante, mas que nos dê uma nova perspectiva. Ou um aluno que além de aprender, nos ensine. E uma Ana para nos fazer descer do pedestal.

Se você tiver humildade, poderá se surpreender com o quanto ainda tem para aprender. Isso é ser inteligente.

10 de junho de 2008
Jornal de Hoje

Imprimir Versão para impressão!

Comentários

Adriana Lima (adriana.l.carvalho@hotmail.com) disse:
Adorei! Mas todos nós precisamos algumas vezes de capim e de cebola... Ouvimos e dizemos a todo o instante a palavrinha mágica "estresse" para justificar tudo de errado ou a nossa falta de raciocínio; e como você bem falou, a nossa arrogância nos consome _ e nem sempre é culpa do estresse!_ e por muitas vezes quem está ao nosso lado encontra saídas tão simples que pareciam milagrosas para nós!...
wendel vitor (wedel_9@hotmail.com) disse:
eu gostei
Rafael Santos (pettercomdoistes@hotmail.com) disse:
Eu realmente precisava ler isso hoje.Me fez muito bem,sou complexado me sinto inferior e vivome perguntando se sou inteligente ou não rs... valeu!!!
Rafael Santos (pettercomdoistes@hotmail.com) disse:
adorei
Newton (newtonjatoba@gmail.com) disse:
Carlos, tem também aquela história da servente que estava limpando a sala de reuniões quando os acionistas da empresa por horas discutiam uma estratégia para aumentar as vendas do creme dental, então a faxineira falou humildemente: porque não aumentam o tamanho do furo que sai a pasta? E assim o fizeram.
Um grande abraço.
Djalma Oliveira (djalma_hd@hotmail.com) disse:
Quero aprender msm muito .Se vc puder me ajudar vou ser diferente. Rapido Eu acredito pq á sabedoria vai entrar em minha vida em nome de Jesus
Elisiario Eloi de Carvalho (elisiarioufersa@hotmail.com) disse:
Proveitoso!!!
jonas (jonasouza.alves@gmail.com) disse:
muito bom, só que no caso da vitamina C, era só colocar a água dentro do frasco...acho mais fácil se não conseguir tirar, deixa a Ana fazendo as coisas dela coitada...
Idayane (Idayane_soares@hotmail.com) disse:
Noossa realmente isso é uma lição de vida,eu coloquei esse site no meu blogger tá?
adorei.além do mais inteligencia não é saber calculos matematicos e sim utilizar tudo que sabe em sua vida !!
marcelo (marcelo.vidaloka16@hotmail.com) disse:
chique hen
nego (negfo-amortadela@hotmail.com) disse:
o mais importante nao é saber é nunca perder a capacidade de aprender.
Andrea Marinez (andrea@varandafomento.com.br) disse:
Ser Inteligente é transformar em prática o conhecimento adquirido, a favor de seus interesses e sempre com muita humildade.
KARINE (KARINEA1915@HOTMAIL.COM) disse:
A verdade é que não existe pessoa mais ou menos inteligente que outra.Se alguém sabe algo que não sabemos,nada impede de buscarmos conhecer aquilo, não é verdade?
Sócrates disse"Só sei que nada sei".
A inteligência adquirimos com a vida!
William Bernardo (Bernardo_509@hotmail.com) disse:
A inteligência ela se esconde atrás das dificuldades, por isso quando vc passar por uma difículdade, vc acabou de ser inteligente.
Ederson (edersonand@gmail.com) disse:
Adorei! Vivendo e Aprendendo.
Adoni (Adoni24@hotmail.com) disse:
Eu simplismente gostei.me lavaxt.bj
Samara (samy_ksf@hotmail.com) disse:
Meuuu ; preciisaa de algoo assiim praa dormirr MTO MELHOR hooje ! Obriigadaa ! :D
onete (onete.cleberson@hotmail.com) disse:
mem sentia um pouco burra más lendo essa historia mim sinto inteligente.
celia (celiarferrari@yahoo.com.br) disse:
Mas as pessoas ás vezes nascem com uma inteligencia mais do que as outras em todos os aspéctos e ai tudo é mto complicado,pq as pessoas com menos ...não entendem
dorli da silva ramos (dorlisilva@bol.com.br) disse:
Carlos,quantas licões de vida você deu. Posso colocar no blog a última frase que achei magnífica.
Se puder, por favor mande-me um e-mail. Colocarei seu site.
Obrigada
Dorli
alexandre (alexandre_31082000@hotmail.com) disse:
adorei muito
roderley (roder.nanda@gmail.com) disse:
shuahsuas..... todas as pessoas sao iquais as outras,a unica diferenca é que tem pessoas com á capacidade de aprendizagem mais rapida do que as outras. apenas temos que pensar antes de agir e nao agir antes de pensar. e deixar a pri de lado
Jailson Lisboa (jailsonlisboa@hotmail.com) disse:
Inteligente é ser Capaz de aceitar em alguém uma resposta para seu sucesso, sendo esse acadêmico ou analfabeto , talento nós temos seja você rico ou pobre , mais humildade isso nem todos temos, pois para ser humilde tem que ser inteligente para mostrar pro mundo que ninguém é melhor do que ninguém , quando nos afastamos dos mais humildes ,ou dos mais ricos estamos sendo pobres de espirito não querendo aceitar nosso estado atual, isso chama-se burrice, mais ser inteligente é aceitar que onde você estiver você é o joão ou a maria para aquele ou aquela a quem vc tem como amigo, o que você tem ou é foi o que Deus permitiu que tivesse pelo seu trabalho , e isso foi algo inteligente na sua vida, temos que saber viver com ser humano, não como objeto para os outros , como um produto mais , ou menos caro...somos jóias raras sempre. eu e você...temos nossos valores,,,receba..
abraços para todos..
cristina (cristinasantos@beachpark.com.br) disse:
Hoje meu dia vai ser melhor,pois me sinto muito mau em saber que convive com meu primeiro namorado por 9 anos,e so hoje vejo o quando não tive inteligencia,ele me deixou so porque emgordei 20 quilos,mas sou bonita,tenho o corpo definido sou nova tenho 25 anos,agora vou usar minha intel vou encontrar um homem que me mereça,tambem so gosto de homens mais velhos.hoje aprendi colocar a inteligencia em 1 lugar.
Adauto (adauto_nn@hotmail.com) disse:
Bom texto,ele serve para demonstrar que muitas vezes estamos em busca da inteligência
para simplesmente sentirmos mais superiores(muitas vezes acorre isso comigo),mas devemos saber que muitas vezes não sabemos de tudo, por isso devemos muitas vezes recorrer a nossa humildade pois ela nos mostra muitas vezes que a nossa arrogância não tem resposta para tudo.E que a solução de nossos problemas muitas vezes pode estar do nosso lado com uma solução mais simples.
Maria Clara (heynewsjornal@hotmail.com) disse:
Texto maravilhoso, era o que eu precisava. E para mostrar o quanto estou agradecida. Vou dar o meu conceito de inteligencia:A inteligencia é a capacidade de fazer escolhas,de formar ideias, compreender.A inteligencia também pode ser relacionada a habilidade e a competencia. Ser inteligente é ser capaz de resolver problemas que encontra pela frente,é saber definir o que se quer e determinar metas
zjtrlt (hbnuuf@hmtzhm.com) disse:
xeaxkt
Vju0RWs5z (dppw5ymw@mail.com) disse:
By: Harry MillsWhen you sign up for a student loan, you will get an amnout of money that you need to complete college. During that time you will be told that you do not have to pay back your loans until you have graduated from college. This is a very helpful thing that many people appreciate. Your graduation might come faster than you think, and this is a great thing. At the time of your graduation you will need to go through something called exit counseling. Do you know what this process includes and how you can work it? The following is some information that you should use in order to make sure you repay your loans back efficiently.This process will help you with proper repayment management, as well as management of your personal finances. This is the time when you will learn the rules, how you can consolidate your loans, and the consequences of defaulting on payments.Information You Will NeedYou will need to bring the following things to your advisor meeting in order to get everything taken care of. Make sure you have your driver’s license number, Social Security number, and your permanent address. You will also need to bring the name, address and telephone number of the company you are going to work for as well as the name, address and phone number of your nearest relative. Email: Tel:+447042035199
buy cheap viagra (agchio@ehzjsm.com) disse:
qmxvcmgz buy cheap viagra 0658 how to order viagra JvZWg cheap cialis VZzkUO order cialis KFfehl

Faça seu comentário:
Nome: Digite seu nome.
E-mail: Digite seu e-mail.Formato de e-mail inválido.
Comentário: Digite um comentário.
 

© 2006, Carlos von Sohsten
All trademarks and registered trademarks appearing on this site are the property of their respective owners.